Revolução na Série B: CBF anuncia Playoffs para definir acesso à elite; entenda o novo formato

MACEIÓ,AL,23.04.2014:COPA DO BRASIL/CRB E SÃO PAULO - O jogador Paulo Henrique Ganso do São Paulo durante a partida entre CRB AL e São Paulo SP válida pela Copa do Brasil 2014 no Estádio Rei Pelé em Maceió (AL), quarta-feira (23). (Foto: Itawi Albuquerque/Futura Press/Folhapress)

A Série B do Campeonato Brasileiro terá uma mudança em sua estrutura a partir desta edição 2026. Em decisão tomada pelo Conselho Técnico da CBF, o sistema de pontos corridos deixará de premiar os quatro primeiros de forma direta. Agora, apenas o campeão e o vice garantem vaga automática na Série A, enquanto as duas vagas restantes serão decididas em confrontos de mata-mata.

A “Cereja do Bolo” Segundo Julio Avellar, diretor de competições da CBF, a mudança visa aumentar o valor comercial e a atratividade da competição até o último minuto.

“Os clubes que ficarem do 3º ao 6º lugar jogarão partidas de ida e volta para determinar quem sobe junto com os dois primeiros colocados”, explicou o diretor.

Como funcionam os Playoffs: Ao término das 38 rodadas, os clubes posicionados entre a 3ª e a 6ª colocação se enfrentam em duelos de ida e volta:

  • Confronto A: 3º colocado x 6º colocado

  • Confronto B: 4º colocado x 5º colocado

Os vencedores desses duelos garantem o acesso à Série A de 2027. As partidas decisivas já têm data marcada: 21 e 28 de novembro.

Calendário A Série B terá início no dia 21 de março. Vale ressaltar que, ao contrário de outras competições, a “Segundona” não terá pausa para a disputa da Copa do Mundo, mantendo o ritmo acelerado durante todo o ano.

Redação