AGUA 18/06
Home Destaque Após fiscalização HU diz que “superlotação da UTI Neonatal é fato recorrente”

Após fiscalização HU diz que “superlotação da UTI Neonatal é fato recorrente”

Após fiscalização HU diz que “superlotação da UTI Neonatal é fato recorrente”
0
0

Após a vistoria realizada pela Força Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (FNFIS) no Hospital Universitário (HU),  há dois dias onde foram flagradas diversas irregularidades, a unidade de saúde informou nesta quinta-feira, dia 07, que só irá se pronunciar oficialmente quando receber o relatório com as ocorrências.

A megaoperação identificou que a sala de cirurgia se encontrava desativada por falta de profissionais de enfermagem e equipamentos e a utilização incorreta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da pediatria entre outros pontos.

Segundo a assessoria de Comunicação do HU o hospital “tem esforçado para melhorar o atendimento aos pacientes, modernizando processos de trabalho, incluindo mudanças no sistema de dispensação e controle de medicamentos e a superlotação da UTI Neonatal é fato recorrente não apenas no Hupaa”.

Confira abaixo a nota na íntegra.

Nota de esclarecimento sobre a fiscalização do COREN/COFEN

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa-Ufal) informa que deverá receber o relatório da fiscalização realizada pelo Coren-AL na próxima sexta-feira, dia 8 de junho, quando poderá oficialmente responder aos questionamentos levantados. Entretanto, desde já pode esclarecer que o Hupaa tem se esforçado para melhorar o atendimento aos pacientes, modernizando processos de trabalho, incluindo mudanças no sistema de dispensação e controle de medicamentos. Também tem adotado o sistema de farmácias satélites, que reduzem significativamente o risco de acúmulo de medicamentos que podem vir a vencer o prazo de validade, como foi o caso de uma ampola encontrada no ambulatório, já recolhida e dada a correta destinação.

O Hupaa vem atuando ainda para dar continuidade ao Plano de Manutenção da Estrutura Física, no qual está prevista pintura das paredes da UTI Adulto. Esta ação requer planejamento que envolve outras instituições, pois trata-se de unidade de atendimento de alta complexidade e altíssimo risco para os pacientes internados. O projeto de reforma da UTI Geral e da UTI Pediátrica está em fase final de licitação com recursos do Programa Nacional de Reestrutura dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Com referência à foto do colchão publicada na matéria, ele não estava em uso de pacientes. A estrutura das camas e colchões nos serviços de internamento, todas em perfeito estado, tem sido apresentada aos fiscais do Coren-AL e Cofen.

Cabe esclarecer também que a superlotação da UTI Neonatal é fato recorrente não apenas no Hupaa, uma das duas únicas maternidades públicas de alta complexidade do município, e que acaba atendendo ao estado de Alagoas. É importante ressaltar que o Hupaa é um hospital de ensino que atua de forma complementar dentro da rede de atendimento configurada para o estado e, mesmo não sendo responsável pela totalidade das ações assistenciais, acaba por atuar além de sua capacidade, em razão da demanda de alto risco.

cadaminuto

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *