AGUA 18/06
Home Geral Brasil INSS: veja como cancelar descontos irregulares nas aposentadorias

INSS: veja como cancelar descontos irregulares nas aposentadorias

INSS: veja como cancelar descontos irregulares nas aposentadorias
0
0

Pedidos de exclusão das deduções no contracheque podem ser feitos via internet ou pela Central 135

Rio – Os aposentados e pensionistas do INSS que desconfiarem de alguma irregularidade nos benefícios, como descontos indevidos de associações nos contracheques, podem e devem fazer o pedido de exclusão da dedução que não tenha sido autorizada por eles. O pedido de exclusão do desconto é feito, segundo o instituto, por meio do Meu INSS (gov.br/meuinss), na internet, na opção Agendamento/Requerimento.
Depois de clicar em Novo Requerimento, o segurado precisa escolher Atualizações para manutenção do benefício e, por fim, o campo exclusão de desconto de mensalidade associativa. Dá para baixar aplicativo para celulares, disponível para Android e iOS.
É possível também fazer o procedimento pela Central 135, na opção 2. O pedido de exclusão será comunicado diretamente ao atendente. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
“O beneficiário que se sentir prejudicado com a realização de descontos associativos que não autorizou poderá providenciar a exclusão desse desconto sem nenhuma burocracia e sem ter que se deslocar a qualquer agência do INSS”, destacou o instituto, em nota.
Recentemente, quatro associações, de âmbito nacional, tiveram o repasse das mensalidade cobradas de segurados do INSS em folha de pagamento devido à suspeita de irregularidades. As entidades ficarão sem receber os repasses por 60 dias até que terminem as apurações das denúncias. As quatro concentram, segundo o INSS, 800 mil segurados em todo o país.
O INSS informou “que as quatro entidades sob apuração interna já tiveram os repasses do mês de junho suspensos e terão oportunidade de defesa”. O órgão destacou que elas representam cerca de 90% de todas as reclamações que o INSS recebe em relação a descontos indevidos.
As entidades que tiveram os repasses suspensos são Associação Beneficente de Auxílio Mútuo ao Servidor Público (Abamsp), Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi), Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps), e Central Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape).
INQUÉRITOS NO MPF
De acordo com o INSS, as denúncias resultaram em inquéritos civil ou penal que instaurados no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco e DF para apurar os casos também.
Os valores cobrados indevidamente poderão ser devolvidos se ficar comprovado que os descontos foram feitos indevidamente e sem autorização de aposentados e pensionistas. Pelo menos três mil segurados do INSS pedem exclusão de descontos por conta de supostas irregularidades.

Saiba como fazer login e senha no site do instituto

Para acessar o site Meu INSS, é preciso criar login e senha no www.meu.inss.gov.br. O primeiro passo do segurado é juntar as carteiras de trabalho, contracheques, além de documentos pessoais, como identidade e CPF.

Ao final de cada passo marque a opção “não sou um robô” para passar à tela seguinte. Ao entrar o portal, logo na primeira página, escolha a opção “login” no topo ao lado direito da tela.
Em seguida abrirá uma janela do cidadão .br, página de cadastro do governo federal. Nela, clique no botão “primeiro acesso”.
Na página seguinte, assinale “cadastre-se” que fica do lado direito da tela. A próxima vai pedir CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade para fazer o login. Após preencher todas as informações, clique em “próximo”.
Neste acesso, são feitas cinco perguntas sobre o histórico previdenciário do segurado do INSS. Depois, é gerado um Código de Acesso, que será trocado por uma senha pelo próprio trabalhador.
Ao final desse passo, clicar em “próximo”. O site pedirá permissão para que os dados sejam usados no Meu INSS.
Escolha “autorizo” para prosseguir. Feito, agora todos os serviços podem ser acessados pelo computador. Até o fim de julho, segundo o INSS, serão 90 serviços oferecidos via online.
odia

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *