AGUA 18/06
Home Geral Brasil Lula critica impedimento de candidata na Venezuela e diz que deseja eleições democráticas no país

Lula critica impedimento de candidata na Venezuela e diz que deseja eleições democráticas no país

Lula critica impedimento de candidata na Venezuela e diz que deseja eleições democráticas no país
0
0

Presidente, ao lado do homólogo francês, também afirmou que o impedimento da opositora de direita María Corina Machado pode ser superado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas à condução do processo eleitoral pelas autoridades venezuelanas, reforçando a preocupação do governo brasileiro, já expressada através do Itamaraty.

Em coletiva de imprensa ao lado do presidente francês, Emmanuel Macron, nesta quinta-feira (28), Lula relatou que disse ao homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, ‘que a coisa mais importante para restabelecer a normalidade na Venezuela era não ter problema no processo eleitoral. Era que a eleição fosse convocada da forma mais democrática possível’.

Ele prosseguiu, afirmando que o impedimento da opositora de direita María Corina Machado pode ser superado.

‘O fato de uma candidata ter sido proibida pela Justiça não era um agravante. Eu fui impedido de ser candidato quando eu era o primeiro colocado nas pesquisas. O que fiz? Indiquei um outro candidato, perdemos a eleição, mas fez parte do jogo democrático. Participei, perdi, paciência’, disse.

No entanto, Lula também criticou as recentes decisões das autoridades venezuelanas impondo barreiras a adversários do oficialismo. ‘É grave ela não ter sido registrada. Ela não foi proibida. Se dirigiu até o local e não conseguiu entrar, causando prejuízo a ela’, disse.

Por fim, ele pediu à Venezuela que replique o modelo democrático brasileiro: “Aqui todos os adversários serão tratados com as mesmas condições, a não ser que tenha uma punição judicial garantindo o direito de defesa. Se as eleições não forem democráticas, o Brasil participará, e assistirá às eleições. Quero que as eleições sejam feitas igual no Brasil. Assim a democracia continua”.

brasil247

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *