AGUA 18/06
Home Geral Alagoas INDICAÇÃO TERAPÊUTICA Avança estudo clínico para regulamentação da pomada de própolis vermelha

INDICAÇÃO TERAPÊUTICA Avança estudo clínico para regulamentação da pomada de própolis vermelha

INDICAÇÃO TERAPÊUTICA Avança estudo clínico para regulamentação da pomada de própolis vermelha
0
0

Fapeal fomentou este estudo com incentivos advindos do edital PPSUS

Propriedades estudadas estão sendo empregadas em produto que reduz as lesões e cicatrizações do tratamento de pacientes com leishmaniose tegumentarPropriedades estudadas estão sendo empregadas em produto que reduz as lesões e cicatrizações do tratamento de pacientes com leishmaniose tegumentarFoto: Tácila Cabral

Alagoas emplaca mais um avanço no desenvolvimento de estudos em alto nível, graças a uma pesquisa derivada da própolis vermelha local. A análise em questão emerge como uma das competências da ciência alagoana na área da saúde com uma pomada que auxilia no tratamento e recuperação de pacientes com leishmaniose tegumentar.

 

O projeto recebeu estímulos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Na etapa atual, conquistou o reconhecimento nacional, sendo aprovado para o prosseguimento da sua III fase clínica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

A coordenadora da proposta, Camila Braga Dornelas, cita que esta aprovação é fundamental para a comprovação da eficácia da pomada e seu registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Drª Camila Braga Dornellas (Foto: Tárcila Cabral)

“Isto é importante porque no status definido como medicamentos específicos (Resolução RDC 132/2003), a Anvisa exige que o estudo clínico complete a fase III. Ou seja, ao final desta pesquisa, a pomada da própolis vermelha de Alagoas poderá ser registrada como medicamento, com esta nova indicação terapêutica”, frisa a doutora em ciência e tecnologia de polímeros.]

 

O composto

A pomada utiliza como base a própolis vermelha de Alagoas, matéria-prima capaz de conferir benefícios ao organismo humano, através de suas propriedades diversas, como as de anti-inflamatório e antioxidante.

 

O composto está certificado apenas em solo estadual e é desenvolvido no laboratório do curso de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), trazendo para o conhecimento público as diversas propriedades positivas deste complexo rico em flavonoides, fenólicos, aminoácidos e vitaminas.

 

Unidos, eles formam uma pomada que pode ser introduzida em co-terapia ao Glucantime (medicamento utilizado no tratamento do SUS) aos pacientes diagnosticados com leishmaniose, porém trazendo muito menos efeitos nocivos do que a medicação usual.

 

A finalidade, segundo a coordenadora da pesquisa é complementar a quimioterapia de combate á doença em si, atuando no que diz respeito à qualidade de vida do paciente, pela redução do tempo de cicatrização das feridas provocadas pela doença e até a atenuação dos efeitos colaterais severos atribuídos ao Glucantime, que pode afetar órgãos como fígado e baço.

 

Agora, com o enquadramento para a fase III garantido, o cenário é assertivo, afinal a pesquisadora e sua equipe devem dispor de um maior número de pacientes diagnosticados com leishmaniose tegumentar para finalizar suas análises no Hospital Escola Dr. Hélvio Auto. O ensejo é de concluir o projeto e confirmar sua efetividade registrando a pomada como apta ao tratamento medicamentoso.

 

A Fapeal fomentou este estudo com incentivos advindos do edital Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), que conduz subsídios para pesquisas que abordem problemáticas alarmantes na rede pública de saúde. A chamada é fruto da parceria entre Ministério da Saúde (MS), e da gestão compartilhada em Alagoas por Fapeal e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Saiba mais

O PPSUS de Alagoas é a matéria de capa da nova edição da Fapeal em Revista. Conheça mais sobre as pesquisas em saúde pública no estado acessando http://www.fapeal.br/imprensa/revista/.

 

 

Drª Camila Braga Dornellas - direita (Foto: Carla Cleto)
Drª Camila Braga Dornellas (Foto: Tárcila Cabral)

Agência Alagoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *